Skip to primary navigation Skip to content Skip to footer

Carolina Argnani

A experiência da Carolina Argnani | 2025

“Durante o meu estágio de mestrado na Mar Ilimitado, tive a oportunidade de mergulhar na investigação de cetáceos, concentrando-me em técnicas de foto-identificação de golfinhos-roazes (Tursiops truncatus). As minhas responsabilidades incluíam a recolha de dados e a fotografia das barbatanas dorsais dos golfinhos, que são tão únicas como as impressões digitais humanas, permitindo a identificação individual. Estas imagens foram depois utilizadas para atualizar e manter uma base de dados digital de foto-identificação, utilizando software de IA para fazer corresponder os indivíduos ao catálogo existente da empresa.

Aquando da minha chegada, o software de IA não estava a funcionar há três anos, o que constituía um desafio significativo. Determinado a resolver esta situação, colaborei com a equipa para resolver e retificar os problemas. Através de um esforço persistente, conseguimos restaurar a funcionalidade do software, permitindo-lhe voltar a reconhecer com exatidão golfinhos individuais. Este feito não só melhorou as nossas capacidades de investigação, como também constituiu um marco significativo para a organização.

Para além dos aspetos técnicos, este estágio foi profundamente enriquecedor a nível pessoal. Fui acolhida numa equipa que parecia uma família, promovendo um ambiente de apoio, mas profissional. Foram-me confiadas responsabilidades significativas e as minhas contribuições foram verdadeiramente valorizadas. Esta experiência aprofundou a minha paixão pela biologia marinha e reforçou o meu empenho em contribuir com o meu melhor para os esforços de conservação.

As lições e as emoções que retirei desta experiência são inestimáveis e vou apreciá-las enquanto continuo a minha viagem na investigação marinha.”